Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Como nasceu ‘Raul Seixas - O musical’, sucesso no teatro no RJ
Publicado em 27/03/2024

Autor e diretor artístico falam da dura escolha de só duas dezenas entre mais de 300 obras do ‘maluco beleza’ registradas na UBC

Do Rio

Fotos de Dalton Valerio

O ator Bruce Gomlesvky vive Raul em cena

Foi ainda na época da faculdade de teatro. O hoje dramaturgo e diretor Leonardo da Selva se lembra perfeitamente do que sentiu ao tomar contato, pela primeira vez, com os manuscritos de Raul Seixas.

“Eu não podia acreditar. Era como se tivesse encontrado meu filósofo favorito. Foi um download na minha cabeça”, descreve. “Dava para ver de imediato que a qualidade literária daquilo ali era enorme. Parece que ele realmente nasceu há 10 mil anos.”

O que nascia para Selva nesse momento, há mais de uma década, era um projeto que ele foi acalentado pouco a pouco, que precisou interromper na pandemia e, por fim, pôde dar à luz numa caprichada produção em cartaz até 28 de abril no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Rio de Janeiro. O mesmo cuidado da maturação e da escolha dos trechos dos manuscritos que virariam o texto de “Raul Seixas - O Musical”, ele conta, esteve presente também na difícil seleção do repertório.

“Aqueles manuscritos serviram como base para a história. Mostramos uma faceta do Raul que nem todo mundo conhece, a de um pensador solitário, de um cara que, além de compor incríveis canções, sonhava em abraçar a carreira de escritor. Agora, a música, como não poderia deixar de ser, também marcou toda a concepção desde o início. Quem começou a curadoria, ainda no início, fui eu mesmo, escutando muita coisa, dos hits mais óbvios aos lados B, C, D e E”, diverte-se.

Depois, foram se somando mais pessoas, mais fãs de Raul, cada qual com seu olhar sobre o ‘maluco beleza’: o ator Bruce Gomslesvky, que dá vida ao protagonista em cena, o colaborador para a dramaturgia Guilherme Bazana e, por fim, o diretor musical Gabriel Gabriel, cantor, compositor e associado da UBC como Raul. Entre palpites e debates, eles conseguiram fechar em cerca de duas dezenas de obras do artista, uma fração do universo de 316 suas registradas na UBC.

“Além das músicas dele, tem coisas incidentais, tem Little Richard, Beatles, Elvis Presley, Luiz Gonzaga… Uma porção de artistas e influências que vão aparecendo nos textos dele e que nos ajudam a entender o Raul. Foi um processo muito rico”, afirma Selva.

Gabriel Gabriel corrobora:

“Com uma variedade tão grande de músicas, e de diversos estilos diferentes, o texto realmente nos ajudou a contar essa história através das canções, a integrar o repertório. Ele próprio sugere as músicas, de certa forma.”

Ao lançar um olhar particularmente atento às letras das canções — grande parte composta em parceria com o escritor e também associado da UBC Paulo Coelho —, durante a seleção de repertório, Gabriel pôde reforçar opiniões que já tinha:

“Essas letras e os arranjos originais são complexos, trazem uma riqueza de climas. As letras também são muito atuais, visionárias. Criam um conceito de arte atemporal, que conversa muito com a contemporaneidade.”

Escolhido o repertório, o processo de liberação com os compositores ainda vivos e com os herdeiros de Raul foi “suave”, como relembra Leonardo da Selva.

“Desde um primeiríssimo momento, quando eu ainda era um estudante de teatro, eles responderam positivamente, abraçaram a ideia e deram apoio. Depois houve a entrada do Bruce, que já fazia o Renato Russo há anos, e com muito sucesso, e o jeito que ele se entregou à pesquisa deu ainda mais força ao projeto. Através do (cantor e compositor) Gustavo Macacko, com quem eu montei um primeiro projeto sobre o Raul, cheguei à Kika (Seixas, viúva do artista). E, daí, fui mostrando a proposta, o texto e as ideias à família, num processo contínuo.”

Com muita liberdade para recriar os climas e as sonoridades de Raul, Gabriel Gabriel afirma que a equipe decidiu manter a essência dos arranjos originais tão marcantes de alguns hits, sem deixar de trazer também um sabor de 2024.

“Nos discos dele, você nota bastantes arranjos de cordas, de sopros e também de vozes, de coro. Tentamos trazer um pouquinho de tudo isso numa versão que coubesse dentro do teatro”, diz Gabriel.

Outro momento da montagem

Todas as facetas do homenageado aparecem em cena - compositor, escritor, ator, cantor, comediante. E isso se reflete numa variedade de gêneros no musical, para além do rock.

“Assim como Raul, também tenho influências de diversos gêneros e estilos. Acho importante essa característica para entender a cabeça desse artista. Foi positivo poder entender os diversos Rauls que existem dentro de um só. Na produção, a gente tem que saber transitar por contextos artísticos diferentes”, pondera Gabriel.

O resultado de um trabalho tão cuidadoso vem se traduzindo em sessões com casa cheia às sextas, sábados e domingos.

“(O sucesso) é mais do que eu imaginava e tudo o que o Raul merece. Sonho que se sonha junto é realidade, como ele dizia. Sou muito grato a todas as pessoas que acreditaram, desde a primeira versão, do pocket show com o Macacko à coragem do Bruce em embarcar. Esse resultado superou minhas expectativas, e olha que eu sonhei muito com tudo isso”, emociona-se Selva, que diz se surpreender a cada função. “O Raul realmente tem sido meu filósofo favorito há anos, o mais constante. Todas as vezes que vejo o espetáculo tem coisas ali dele que são reveladoras, inclusive para mim. E isso é bom demais.”

 

O setlist completo do musical

Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás (Raul Seixas e Paulo Coelho)

Maluco Beleza (Raul Seixas e Claudio Roberto Azeredo)

Paranoia (Raul Seixas)

Tente Outra Vez (Raul Seixas, Paulo Coelho e Marcelo Motta)

Gita (Raul Seixas e Paulo Coelho)

Vida do Viajante (Luiz Gonzaga, Hervê Cordovil)

Blue Suede Shoes (Escrita por Carl Perkins, interpretada originalmente por Elvis Presley)

Lucille (Little Richard, Al Collins)

Let Me Sing (Raul Seixas, Nadine Wisner)

Rock do Diabo (Raul Seixas, Paulo Coelho)

Metamorfose Ambulante (Raul Seixas, Mazola)

O Carimbador Maluco - Plunct, Plact, Zum (Raul Seixas)

Come Together (John Lennon, Paul McCartney)

Rockixe (Raul Seixas, Paulo Coelho)

Sessão das Dez (trecho) (Raul Seixas)

SOS - Disco Voador (Raul Seixas)

Ouro de Tolo (Raul Seixas)

Sociedade Alternativa (Raul Seixas, Paulo Coelho)

Aluga-se (Raul Seixas, Claudio Roberto)

Como Vovó Já Dizia - Letra Censurada (Raul Seixas, Paulo Coelho)

Cowboy Fora da Lei (Raul Seixas, Claudio Roberto)

Prelúdio (Raul Seixas) 

O Trem das 7 (Raul Seixas)

Por Quem Os Sinos Dobram (Raul Seixas, Oscar Rasmussen)

Canto Para Minha Morte (Raul Seixas, Paulo Coelho)

Mosca Na Sopa (Raul Seixas)

 

LEIA MAIS: Os associados da UBC no Lollapalooza, festival que ganhou selo de bom pagador do Ecad

LEIA MAIS: Os 10 anos d'A Macaco, a produtora criada por mulheres e que vem mudando a cena de BH


 

 



Voltar